Buscar

Sistema de caixa de gordura em edifícios: saiba mais sobre a exigência e como se adaptar às regras

As vistorias já estão acontecendo e precisam estar de acordo com a Norma Brasileira 8160, da ABNT. A regularização é necessária para evitar multas.


A Prefeitura de Curitiba está realizando vistorias em edifícios para verificar o cumprimento da regularização do bom uso do sistema de esgoto individual com caixa de gordura para as pias de cozinha. A ligação precisa estar de acordo com a normativa prevista pela Sanepar e Prefeitura e, por isso, é importante fazer a instalação de forma adequada e contar com manutenção periódica.


Edificações mais novas já contam com este sistema, mas especialmente prédios mais antigos ainda não têm e vão precisar se adequar o quanto antes. O engenheiro da Classen Construtora, Fernando Campos, reforça que a complexidade da adaptação varia de acordo com o sistema de esgoto predial existente. Confira a entrevista completa com detalhes da norma e as particularidades de cada projeto.



O que a lei prevê sobre esse sistema?


Fernando Campos - A Norma Brasileira 8160, da ABNT, estabelece exigências e recomendações a respeito do projeto. Execução e manutenção das caixas de gordura para atender as condições mínimas de higiene, segurança e conforto dos usuários, garantindo o bom funcionamento e evitando entupimentos, transbordamentos, mau cheiro e proliferação de insetos, ratos e baratas. As caixas de gordura servem para evitar que resíduos sólidos e ou gordurosos do preparo de alimentos, por exemplo, causem o entupimento do encanamento e também protege a tubulação de esgotos da rede pública.



Qual obra é preciso fazer para se adaptar?


Fernando Campos - Antigamente não se exigia um sistema de esgoto predial exclusivo para as pias de cozinha, ficando a critério do construtor executá-lo ou não. Hoje em dia esse sistema é uma exigência dos órgãos públicos, fazendo com que os condomínios tenham que se adaptar à nova regra. Por isso, a complexidade da adaptação varia de acordo com o sistema de esgoto predial existente, devendo ser feita uma visita técnica no local para avaliar os serviços necessários.



Como a Claassen pode ajudar nesse processo?

Fernando Campos - A Claassen, em seu corpo técnico, possui engenheiros capacitados a identificar e executar as necessidades de cada condomínio para poder se adaptar às exigências dos órgãos públicos, evitando multas e dores de cabeça aos condôminos.


Inclusive, estamos atualmente construindo um sistema novo de esgoto predial exclusivo para as pias de cozinha de um edifício de 6 andares, localizado no Água Verde, em Curitiba. Neste caso, foi necessário o isolamento da saída de esgoto de cada cozinha para ser conectada ao novo sistema externo que, por um tubo de queda, transporta todos os resíduos para a caixa de gordura que está sendo construída no térreo enterrada. O projeto do prédio se conecta ao sistema de esgoto da prefeitura, liberando resíduos devidamente tratados sem danificar a tubulação de esgoto comum à população.



Está precisando deste sistema de caixa de esgoto no seu prédio? A Claassen Construtora realiza esse tipo de obras. Solicite um orçamento pelo formulário ou pelo WhatsApp (41) 99281-1030

179 visualizações