Buscar

Por dentro da obra: conheça como funcionam as etapas da construção de casas e sobrados

Tire todas as suas dúvidas antes de dar início a realização de um projeto de construção.


A Claassen conta com uma equipe multidisciplinar composta por Arquitetos e Engenheiros, e oferece a você, a funcionalidade de ter, em um só lugar, a elaboração de projetos arquitetônicos e de interiores, além de mão de obra qualificada para a execução completa de obras residenciais e comerciais, novas ou para renovação. Assim, a sua obra será administrada do início ao fim por uma só equipe, contribuindo para o diálogo direto e coerente em todas as fases do serviço, minimizando imprevistos, prazos, retrabalho e preocupações durante todo o processo.


Com o objetivo de auxiliar na sua tomada de decisão, conversamos com o nosso engenheiro civil Fernando Campos, que também é proprietário da Claassen Construtora, e ele respondeu às principais dúvidas dos clientes que querem dar início ao sonho de construção da casa própria.


Quero construir, com o que devo me preocupar primeiro?

O primeiro passo é a elaboração do “projeto arquitetônico,” personalizado para sua família e para o seu terreno. Com ele, poderemos fazer o orçamento detalhado da construção e saber qual o investimento necessário.



Posso ter um orçamento antes?

Como nossos Projetos Arquitetônicos são personalizados, cada casa tem suas características únicas, e cada terreno também, portanto não é possível se ter um orçamento definitivo antes dessa fase (projeto arquitetônico), porém, para se ter uma ideia de grandeza do investimento, é possível se calcular o valor médio de mercado para construções semelhantes à pretendida.



Vocês podem sugerir o projeto arquitetônico da construção? Nós elaboramos Projetos Arquitetônicos voltados para os gostos e necessidades de cada cliente, buscando criar o projeto perfeito para cada situação.



E seu eu ainda não tiver o terreno para a construção?

Nós oferecemos assessoria para aquisição de terrenos. Auxiliamos na tomada de decisão, adicionando informações técnicas sobre ele, como incidência de luz solar, condições de acesso, características do solo do terreno, entre outras.



Quanto tempo após o início da contratação pode ser iniciada a construção?

A construção pode ser iniciada após a finalização do projeto arquitetônico e dos projetos complementares, assim como a aprovação do projeto na prefeitura e obtenção do alvará de construção. Durante todo esse processo de aprovação, já fazemos o planejamento da obra para poder começar logo na sequência.



Quanto tempo, em média, demora para construir uma casa?

Depende do tamanho da casa, das condições de acesso, das regras internas do condomínio, quando há. Uma casa de 150 m², por exemplo, pode durar entre 6 a 9 meses.



Posso agilizar o processo de construção? Como?

A pressa é inimiga da perfeição. Não é recomendável ter pressa nesse momento. Um bom planejamento pré-obra garante que ela seja executada da melhor forma possível, com equipe bem dimensionada e bem direcionada durante todas as fases.



Existe algum período ideal no ano ou momento melhor para iniciar a construção?

O melhor momento é aquele que faz sentido para você e para sua família.



Preciso ter definido todos os materiais de acabamentos antes de iniciar a obra? A escolha do piso, por exemplo?

Não necessariamente, mas é recomendável, para se fazer possível o planejamento e logística da obra, com todos os pedidos de materiais e mapeamento das entregas, para não comprometer o prazo da obra.



A Claassen possui alguma sugestão de projeto para privilegiar os espaços para pessoas idosas ou com deficiência, que utilizam cadeira de rodas, por exemplo?

Com certeza, todos os detalhes são pensados na hora de se projetar. Questões de circulação, áreas de giro, largura de aberturas, inclinação de espelhos, identificação de interruptores, entre inúmeros outros detalhes que compõem o projeto e que facilitam a utilização do imóvel.



Posso construir uma casa pensando em transformá-la em sobrado futuramente?

Com certeza é possível, desde que esse desejo seja manifestado no início das negociações para podermos verificar a sua possibilidade legal de ampliação, e para estar prevista no projeto estrutural e arquitetônico da residência.


A Claassen preza pela transparência e qualidade em todas as etapas da obra, apresentando relatórios detalhados do projeto e da execução, do início ao fim, para que você não se preocupe com nenhuma fase.

Entre em contato com o seu sonho arquitetônico, fale conosco.



Etapas da Construção 1. Levantamento Levantamento quantitativo dos serviços, materiais e equipamentos necessários à construção. 2. Contrato Elaboração do Contrato de Execução de obra. 3. Planejamento Planejamento Físico-Financeiro da obra. 4. Início das Obras Mobilização do canteiro de obras. ​ 5. Administração Planejamento, Gerenciamento e Supervisão constantes de cada etapa da obra por engenheiros e pelo arquiteto responsável. 6. Entrega da Obra Cumprimento de prazos e qualidade garantida.



99 visualizações0 comentário