Buscar

Passo a passo para construir uma casa

Construir uma casa do zero, com a fachada e cômodos personalizados, pode ser um sonho que muitos não sabem ao certo como começar. Com tantos processos e planejamentos necessários para tirar o projeto do papel, é necessário ter a assessoria de uma construtora especializada e de profissionais capacitados. Por isso, preparamos um passo a passo para você:


Contrate um arquiteto


Com o terreno já escolhido, o arquiteto saberá dizer quais são as possibilidades de construção no espaço, baseado nas leis municipais e no plano diretor da cidade. A partir disso, inicia-se o projeto arquitetônico, dando molde às ideias iniciais do cliente. Logo após, finaliza-se o anteprojeto, que tem definido todas as áreas, cômodos e disposição final da casa.


Realização de projetos complementares


Depois de finalizado o anteprojeto, inicia-se o planejamento de todos os projetos complementares, que são os projetos de estrutura, elétrico, hidráulico, de automação, climatização, telefonia, TV, gás, prevenção contra incêndio, entre outros necessários para garantir que tudo funcione corretamente quando a casa estiver pronta.


Liberação do Alvará pela Prefeitura


A partir desse momento, quando os projetos complementares e de anteprojeto estiverem prontos, é realizada a entrada de toda a documentação na Prefeitura. Esse processo do projeto legal é o que garante o alvará de construção, após aprovado. Com a liberação em dia, damos início à construção.


Planejamento de obra


Enquanto os projetos estão em análise na Prefeitura para a liberação, é realizado o planejamento de obra. Esse planejamento organiza a sequência de todos os serviços que serão executados durante a obra. Com essa organização, a entrega permanece dentro do prazo.


Design de interiores


Em paralelo ao andamento da obra, é realizado o acompanhamento com o arquiteto para a o projeto de design de interiores. Nessa fase, são escolhidos os móveis, revestimentos, cor de parede, luminárias, objetos de decoração, entre outros. Todos os detalhes internos relacionados a decoração e ambiente são definidos com o arquiteto.


Certificado de conclusão de obra


Ao final da construção pede-se o Habite-se, que é o documento que atesta a regularidade da edificação perante o Município e é necessário para averbação da construção no Registro de Imóveis. Esse certificado de conclusão de obra também tem a aprovação dos Bombeiros, atestando que a casa está liberada para morar.

17 visualizações