Buscar

Início do ano é a melhor época para reformar a casa ou empresa

Preços de materiais mais em conta e entregas mais rápidas são algumas das vantagens em repaginar o imóvel nos primeiros meses do ano.




Os últimos três meses do ano foram marcados por grande procura de serviços no setor da construção civil. Já para quem esperou fazer a reforma este ano, pode começar garantindo economia, já que este é o período em que se registra o menor número de procura.

Segundo o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), o mês de dezembro fechou 2019 com alta de 4,03%. Os números são referente ao indicador que mede o custo nacional para o setor habitacional por metro quadrado. Já sobre o valor da mão de obra, foi registrado um aumento de 0,59% em dezembro.


"Ao contrário do que todo mundo pensa, reformar não é tão complicado quanto parece. Muitos desistem só em pensar na dor de cabeça que um reforma pode trazer e acaba esquecendo dos benefícios e satisfação que causa ao término de tudo. Mas para quem gosta de evitar alguns imprevistos, sempre indico o início de ano, que é a melhor época para iniciar uma reforma", Cristina Campos, arquiteta da Claassen Construtora.


Portanto, quem começou ou fez a reforma no final de ano acabou gerando custos um pouco mais alto do que, possivelmente, teria agora. Isso se deve ao fato de que depois da alta demanda do final do ano, o mercado costuma estagnar. Isso significa que os preços costumam a baixar em todos os quesitos, tanto em serviços, como mão de obra, materiais de construção e móveis.




Comece o planejamento


Com base nessas informações, se você já separou um orçamento ou quer iniciar uma reforma este ano e não sabe quando, comece o quanto antes para garantir a baixa procura. Para ajudar quem não sabe por onde começar, Cristina Campos garante que o início de tudo é colocar suas ideias e objetivo no papel. "O planejamento de uma reforma é a melhor dica para que tudo saia perfeitamente e o orçamento não passe do estimado. Defina seus objetivos, coloque tudo no papel, tenha em mãos referências que te agradam para que tenha uma troca clara com os profissionais que contratar", destaca a arquiteta.


"Reformar não é sinônimo de gastar muito, existem matérias de muitos tipos e acessíveis, principalmente agora que os valores caíram bastante, Sem contar que você pode reutilizar muita coisa que já tem em casa. Ou então podemos recriar um ambiente apenas trocando cor de parede, restaurando objetos e mudando a iluminação. Há infinitas maneiras de repaginar seu ambiente sem gastar muito", destaca a arquiteta.

Outra grande dica é contar com ajuda de mão de obra especializada, pois isso evita que a obra saia do controle e acabe gastando mais do que imaginava. "Escolha um profissional qualificado e de confiança, porque isso pode garantir um resultado melhor e muito menos preocupação durante a obra", finaliza a profissional. Então, se você deseja reformar sua casa ou empresa, essa é a hora de garantir aquela repaginada no imóvel.




83 visualizações