Buscar

Dicas para quem quer reformar sua casa ou escritório


Está pensando em reformar e não sabe por onde começar o planejamento da obra? Antes de tudo, vale lembrar que existem vários tipos de reforma e formas diferentes de realizá-la. Por isso, o primeiro passo é ter em mente qual objetivo da sua reforma: vender a casa? Ampliar o escritório? Integrar ambientes? Pensar no propósito da obra vai te ajudar a passar ao profissional responsável pelo projeto a definição exata de como ele deve preparar e pensar na reforma.


O engenheiro civil Fernando Campos, da Claassen Construtora, explica que essa consultoria inicial em que são determinadas as metas é fundamental. “Existem reformas que abrangem apenas serviços de acabamento, como pintura, conserto de infiltrações, mobiliário, iluminação. Mas também existem reformas mais complexas que envolvem demolição e construção de paredes, ampliações, reforços estruturais para dar outras utilizações para algumas áreas da residência, como abertura de janelas, criação de sacadas, entre outros”, exemplifica.


“Reformar significa realizar mudanças e quando planejadas são sempre muito mais tranquilas e sem surpresas”, afirma Cristina Campos, arquiteta da Construtora Claassen. Os profissionais destacam algumas dicas que irão ajudar quem está pensando em reformar a casa ou escritório:



Escopo da reforma


Primeiramente é definido o que será feito na reforma. “A primeira fase é definir qual o escopo da reforma. Nesta etapa é verificada a necessidade de projetos estruturais, elétricos, hidráulicos, arquitetônicos e de interiores”, conta o engenheiro da Claassen Construtora.


Passar ao arquiteto ou engenheiro os detalhes do que já se tem em mente é extremamente importante. “Criar um vínculo de ideias com seu arquiteto ou engenheiro é uma dica fundamental. Passe para eles todas suas necessidades, pretensão de gastos e tenha em mente referências e ideias do que imagina para seu espaço”, recomenda a arquiteta Cristina Campos.



Burocracia


Caso a reforma seja pequena e sem necessidade de projeto, a obra pode começar assim que a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) seja feita junto ao CREA. Caso contrário, é preciso tirar as devidas autorizações. “Quando o projeto já está concluído, buscam-se as liberações junto aos órgãos públicos e Conselho de Engenharia e Arquitetura, assim como autorizações de condomínio, caso necessárias”, sinaliza Fernando Campos. A obra começa a partir do momento que todos os projetos estejam prontos e devidamente autorizados.


Profissional especializado


“Confiar sua reforma as mãos de quem entende do assunto trará tranquilidade e um ótimo resultado. Por isso, uma dica valiosa para quem pensa em começar uma reforma em casa ou no escritório é o planejamento. Isso passa por escolher os profissionais certos para garantir um bom projeto”, orienta a arquiteta. Profissionais de confiança, além de garantirem economia e menos preocupações durante a obra, proporcionam a satisfação do cliente diminuindo consideravelmente as famosas “surpresinhas” na reforma.


Todas as mudanças e alternativas devem ser previamente definidas e pensadas para que a obra ocorra dentro do orçamento e prazo estimados. Por isso, contar com a ajuda de um profissional para definir o projeto e acompanhar a obra é um passo importante para quem busca sucesso na reforma.



Serviço


Construtora Claassen

Rua XV de Novembro | 1234 - CJ 401 | Centro | Curitiba - PR

Telefone | WhatsApp: 41 99281-1030

E-mail: contato@claassen.com.br


#reformadecasa #reformaescritório #reformar #construtoracuritiba #claassen

415 visualizações