Buscar

Dicas para começar a planejar a reforma para 2020

Agora é o momento ideal para começar a planejar uma reforma para o próximo ano.


Ano novo chegando e muitas pessoas já começam a pensar nas mudanças e metas para o próximo ano. Muitos já começam até o planejamento, colocando prazos e objetivos. Com a reforma da casa ou da empresa não deve ser diferente.


Uma boa reforma precisa ser muito bem planejada para que todos os detalhes sejam bem propostos. Por isso, quem deseja fazer uma reforma em 2020, nada melhor do que já começar a se programar para isso: definir tipo de acabamento, ir tirando medidas, falando com fornecedores. Assim, podemos evitar surpresas durante o andamento da obra.


O engenheiro civil Fernando Campos, diretor da Claassen Construtora, especializada em reformas e ampliações, apontou as três principais dicas para quem está pensando em começar uma reforma ano que vem. Confira!



Sem comparação


Uma grande dica é: não compare sua reforma com a dos outros. Muitas pessoas acabam se planejando tendo como base a obra do vizinho ou do familiar que em dois ou três meses fez uma reforma completa na casa.


“As obras nunca serão iguais. A estrutura de uma casa é diferente da outra e mais: é importante pensar que rapidez nem sempre significa qualidade e, depois, podem vir as consequências do serviço apressado. Então, o ideal é sempre planejar com antecedência a sua obra”, destaca Fernando Campos.


Existem técnicas que são usadas em algumas casas, mas nem sempre há viabilidade. É importante ter em mente que aquilo que deu certo em uma casa, nem sempre dará certo em todas. Tudo depende do que a estrutura pode suportar ou se adequar. Por isso, ter uma assessoria de uma construtora especializada faz toda diferença.



Converse com o Empreiteiro


Mesmo na fase de planejamento é importante contar com um profissional, alguém que se importe com o que você espera e tenha tudo que você precisa para te ajudar. Além disso, é o empreiteiro que faz o cronograma da obra. “Nossos clientes passam todas as ideias que têm, tudo que pretendem fazer e quem vai colocar isso em um planejamento detalhado, com tudo que precisa ser feito e o tempo que vai demorar somos nós”, afirma Fernando Campos, da Claassen.


No entanto, é necessário ter em mente que esse detalhamento exige conhecimento especializado e tempo. Colocar tudo em um papel e ir analisando algumas opções para saber exatamente o que se encaixa no que precisa é uma grande sacada de pessoas que sempre planejam com antecedência. É importante passar tudo ao profissional e estar sempre aberto a mudanças e sugestões que ele sugerir.



Prazos


O engenheiro da Claassen Construtora afirma que, mesmo pequenas reformas, demandam tempo. “Começamos pelo projeto arquitetônico que é apresentado ao cliente e pode passar por algumas mudanças para ficar do jeito que cada um espera. Após a aprovação, é feito o planejamento para, depois, depois começar a escolha de revestimento”, explica. Para cada processo é importante para analisar muito bem as opções, o que muitas vezes é feito cliente e arquiteta juntos, e outras somente o cliente.


Para a escolha dos revestimentos, não é recomendado somente pesquisar na internet. “É importante que arquiteta e cliente visitem lojas e conheçam vários tipos de materiais antes da escolha, além de esclarecer dúvidas com os fornecedores pessoalmente”, recomenda.


Portanto, para quem deseja começar uma reforma em 2020, agora pode ser uma boa hora para pensar e começar o planejamento. Para quem pega férias, então, pode ser a melhor hora para resolver tudo que precisa para uma reforma tranquila. “Com antecedência, adiantando o processo de projeto de interiores e escolha dos materiais, é certo que a reforma chegará no resultado que se espera”, finaliza.

68 visualizações