Buscar

Dicas: como planejar sua reforma

Quando o assunto são obras, um planejamento detalhado de cada etapa é essencial para definir os prazos e gastos previstos.

planejar reforma

As primeiras perguntas de quem está pensando em começar uma obra de construção ou ampliação são em relação ao custo e ao prazo. Mas sem um bom planejamento e um ante-projeto, não é possível ser preciso ao estimar o tempo de obra e seu custo. Portanto, para quem pensa em iniciar uma obra, é importante saber alguns detalhes que contam na hora de se programar para isso.


O engenheiro civil da Claassen Construtora, Fernando Campos, alerta que um bom planejamento pode evitar gastos desnecessários durante a obra. “Fazer um planejamento e orçamento bem detalhado antes da obra começar é importante para evitar surpresas ao final. Uma mesma alteração no escopo da obra pode ter impactos diferentes em relação ao preço e ao prazo, dependendo do momento em que ela ocorre. Quanto antes ela ocorrer, menor o impacto, por isso deve-se definir, junto ao arquiteto ou engenheiro responsável, a maior quantidade de detalhes sobre o que será feito na obra antes de ela começar.” Portanto, a escolha do profissional para te ajudar com um bom planejamento e por onde começar pode fazer toda diferença no resultado e processo da obra.



Detalhes no projeto


Já pensou começar uma reforma e no final da obra perceber que não tem tomada do lado da cama e você precisa dela ali? Isso é um dos exemplos que acontecem normalmente quando a obra já está quase concluída e acaba gerando retrabalho. A consequência disso são mudanças no cronograma e acréscimo de custo.


“Normalmente, deixa-se para decidir os detalhes da obra conforme ela vai acontecendo. Mas isso não é o correto a se fazer, porque isso pode gerar custos e muito retrabalho durante a obra. Os detalhes, como a posição dos móveis, melhor disposição para as tomadas, paginação dos revestimentos, tudo precisa ser pensado e planejado da melhor forma possível”, alerta Fernando.



Cronograma

cronograma de obra
É importante que seja tudo feito no tempo e momento certo, sem buscar adiantar processos. Pedir ao marceneiro tirar as medidas antes do revestimento pronto é outro grande exemplo do que não fazer por pressa. “Depois do revestimento, essas medidas acabam mudando, claro! E enquanto isso os seus móveis estão sendo planejados e ficarão prontos junto com o revestimento, mas não ficarão na medida correta. Então, todas as etapas da obra tem seus momentos certos e eles só podem começar quando a etapa anterior foi completamente concluída”, destaca o engenheiro da Claassen Construtora.

Outro ponto muito importante a ser levado em consideração é o tempo de carência entre as etapas. “São muitos detalhes, mas que fazem total diferença no serviço completo. Por exemplo, esperar o tempo de secagem do reboco e do gesso. Cada um tem o seu tempo para secar completamente antes de iniciar a pintura ou novos processos da reforma. O tempo de espera e esses processos precisam ser muito bem pensados e é importante aguardar tudo no seu tempo. Não respeitar isso pode acarretar manifestações patológicas no serviço futuramente”, enfatiza.



Profissional Especializado

profissional especializado

Além do que foi mencionado acima, há muitos outros pontos a serem observados antes de começar uma obra. Tudo isso é especificado e colocado no planejamento da obra e, por isso, o ideal é contar com a assessoria de um profissional especializado. “A grande dica é: tenha boas recomendações do profissional que vai te ajudar com isso. Porque muitos fecham orçamento e valores sem nem ao menos ir até o local, conhecer e conferir mais sobre as necessidades e expectativas do cliente. Resultado: quando chega na metade da reforma o cliente já gastou todo o valor que teria para investir no serviço completo e acaba entrando numa fria”, alerta o engenheiro.


Portanto, contar com um profissional especializado e que entenda de todos os processos e etapas da obra é o que pode garantir um serviço completo e com o resultado que o cliente espera. “Aqui na Claassen o cliente passa todas as ideias que tem e tudo que pretende fazer. Mas quem vai colocar isso em um planejamento detalhado com tudo que precisa ser feito e o tempo que vai demorar é a nossa equipe. Além disso, somos sempre muito transparentes em relação a prazos e gastos, para que o cliente não tenha surpresas ou problemas futuros. Assim o cliente pode se planejar de forma precisa e ter o resultado que espera”, finaliza Fernando Campos.


86 visualizações0 comentário